Premiação IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

por Jeovani
Publicado: 02/06/2023 - 16:18
Última modificação: 31/01/2024 - 14:55

Nesta quinta-feira de 01/06, foi realizada a solenidade de entrega da premiação aos estudantes vencedores da IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), na Universidade Federal de Uberlândia, com a presença do Reitor Prof Valder Steffen e do Diretor da Facic o Prof Lucimar, que juntamente com demais professores e também coordenadores da OBEF, Lísia Queiroz, Nilton Lima e Reiner Botinha, agraciaram o evento.

Sua realização contou com o apoio dos técnicos da Facic, Programa de Pós-graduação da Facic por meio da coordenadora a Profa Maria Elisabeth, de seus alunos PET juntamente com a coordenadora a Profa Camilla, a coordenadora de Extensão a Profa Neirilaine e, por fim, do Diretor da Facic o Prof Lucimar e do Pró-reitor de Extensão o Prof Helder.

Trata-se de um evento de extensão, onde estavam presentes os alunos homenageados e seus familiares, representantes do Instituto Federal de Minas Gerais - única escola a receber medalhas, os quais foram acompanhados por demais professores e alunos da Facic e sua equipe PET, Palestrante Leandro Reis Wallau, e demais convidados da comunidade.

O palestrante abordou sobre o tema da "Educação Financeira e Qualidade de Vida", dando ênfase para aspectos fundamentais e práticos que impactam diretamente o bem-estar financeiro e a saúde financeira das pessoas.

A OBEF também faz parte do projeto de extensão conduzido no curso de Ciências Contábeis da UFU, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde lá é coordenado pelo Prof Wenner Lucena.

Seu objetivo principal é promover uma educação que prepare crianças e adolescentes para lidar de forma responsável e informada com questões financeiras ao longo de suas vidas.

O propósito é incentivá-los para uma vida financeira saudável, ensinando-os a tomar decisões conscientes, economizar e planejar seu futuro financeiro.

É uma competição aberta às escolas públicas e privadas onde busca reunir estudantes de todo o país para testar seus conhecimentos e habilidades financeiras.

A competição é realizada em 4 etapas, sendo duas na escola onde o aluno estuda e as outras duas são realizadas na UFU. As provas possuem foco na educação financeira, destinadas aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Essa iniciativa visa promover a cultura da educação financeira desde cedo, contribuindo para o despertar e a formação de pessoas mais conscientes e capacitadas na tomada de decisões relacionadas às suas finanças pessoais.

Minas Gerais contou com quatro medalhistas de nível regional: uma prata e três bronze.

Nossos sinceros parabéns à aluna Maria Eduarda Botelho Silveira (medalhista de prata), e aos demais alunos Gabrielle Oliveira, João Pedro Barbosa Urbano e Victor Pereira dos Santos (medalhistas de bronze). Desejamos a todos muito sucesso em suas trajetórias acadêmicas e pessoais, repletas de conquistas e felicidades.

Os coordenadores, professores Lísia, Nilton e Reiner, acreditam que por meio dessa experiência, os alunos são estimulados a adquirir um maior entendimento sobre como lidar com o dinheiro de forma inteligente e conscientizarem-se para enfrentar os desafios financeiros de vossas vidas.

Os interessados em participar das Olimpíadas de 2023 devem entrar em contato com a organização, através do e-mail: obef.udi@gmail.com

Tópicos: