Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU comemora 10 anos

Publicado: 30/11/2022 - 16:48
Última modificação: 02/12/2022 - 09:17

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU comemora 10 anos

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCC/FACIC/UFU) comemorou seus 10 anos de existência em um evento realizado no dia 29 de novembro de 2022, no Auditório do bloco 3Q do Campus Santa Mônica da UFU.

As comemorações tiveram início com uma mesa redonda com coordenadores e empreendedores do Programa. Participaram da mesa os ex-coordenadores do PPGCC/FACIC/UFU, Prof.ª Sirlei Lemes, Prof.ª Edvalda Araújo Leal, Prof. Gilberto José Miranda, o coordenador atual do programa, Prof. Ricardo Rocha de Azevedo, o Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) e Docente do PPGCC/FACIC/UFU, Prof. Lucimar Antônio Cabral de Ávila e o ex-diretor da FACIC e docente do PPGCC/FACIC/UFU, Prof. Nilton César Lima. Na sequência, o evento contou com três palestras.

O professor Fernando Caio Galdi, professor e pesquisador da Fucape Business Scholl, e membro titular do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), ministrou a palestra intitulada “Visão do Mercado e as pesquisas na pós-graduação”. Em seguida o professor Márcio André Veras Machado, professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba, coordenador de área da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, falou sobre “Balanço e Perspectivas da Avaliação na Área 27 da Capes”. Como fechamento, a professora Cláudia Ferreira da Cruz (UFRJ), professora, pesquisadora e Superintendente Geral de Governança da Universidade Federal do Rio de Janeiro, brindou aos presentes com a palestra “Como diminuir o gap entre a academia e a sociedade”.

O PPGCC/FACIC/UFU nasceu de ideais audaciosos dos professores da FACIC/UFU, sob a condução primorosa da Prof.ª. Sirlei Lemes, que veio a ser a primeira Coordenadora do PPGCC/FACIC/UFU, iniciando as atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2013.

Após dois anos, sem ainda sequer haver recebido a primeira avaliação da CAPES, o já fortalecido e encorpado grupo de professores da FACIC/UFU decidiu engendrar mais ousadia ainda, e foi submetido o projeto do primeiro doutorado em Ciências Contábeis de Minas Gerais, iniciando-se a primeira turma em 2016.

Hoje, comemorando os 10 anos do PPGCC/FACIC/UFU, experimentamos um misto de nostalgia, alegria, orgulho esperança e perseverança para que esse programa alcance um patamar de excelência ainda maior junto à academia, sociedade e meio empresarial.

Ressaltamos a participação brilhante dos nossos convidados no evento de comemoração desses 10 anos, e em especial, cumprimentamos, parabenizamos e externamos nosso desejo de sucesso ao Prof. Márcio André Veras Machado, que no voo de vinda para participar de nosso evento, recebeu a notícia de sua nomeação para a Coordenação da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, tornando-se o primeiro docente da área contábil a ocupar tal posição junto à CAPES.

O Professor Márcio André Veras Machado foi Coordenador Adjunto da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na CAPES para o período 2018-2022, e irá coordenar a mesma área no período de 10/12/2022 a 15/03/2026.